HOME ANÁLISE TÉRMICA
ANÁLISE TÉRMICA

A simulação térmica do edifício nos permite melhorar o confort do usuário com o mínimo consumo. Para isso determinamos dois fatores fundamentais: Por um lado a potência máxima que será consumida em dias de mais frio ou de mais calor, quer dizer, o ponto mais alto de consumo e por outro lado a quantidade de energia que necessitaremos durante todo um ano de frio e calor.

Para isso levamos em conta diversos fatores: O tipo de isolamento, a forma do edifício, a radiação solar, as trocas de ar e a climatologia local.

A demanda energética calculada é a que teremos de satisfazer mediante os diferentes sistemas de climatização do edifício.

Para isso simulamos possíveis soluções, tanto ativas (climatização, biomassa, placas solares…) como passivas (soluções construtivas com ausência de climatização, detecção e correção de pontes térmicas, isolamento térmico, incidência de luz solar…).

Uma vez simuladas as diferentes alternativas podemos determinar quais são mais eficientes e quais têm um retorno de investimento mais rápido. Para isso utilizamos todas as técnicas descritas de maneira coordenada e as combinamos com o custo de investimento, a energia anual necessária (combustível) e o custo previsto de manutenção, e desta maneira determinamos que instalação é a mais vantajosa.

Estudamos o período de retorno do investimento, buscamos e administramos as ajudas econômicas e propomos uma solução adequada.

E ainda se o cliente desejar, através de nossa engenharia, nos responsabilizamos pela realização integral do projeto, justificando e cumprindo a normativa local estabelecida.

Também atendemos consultas pontuais e estudos prévios.

Os estudos são realizados pela Zero Consulting, consultoria especializada em estudos de eficiência energética e certificações de sustentabilidade LEED, DGNB e Verde.